Quinta, 28 de Janeiro de 2021 11:11
(62) 98592-3093
Saúde Saúde

Você entende o que o médico fala?

Que a letra de médico é difícil de entender é verdade, mas e o que eles dizem? Será que a comunicação tem sido eficiente?

28/12/2020 09h33
55
Por: Redação Fonte: Exame de Comunicação
Você entende o que o médico fala?

 

Palavras difíceis e nomes totalmente desconhecidos para leigos, a comunicação entre médico e paciente nem sempre é fácil. Às vezes podem ser as notícias que não são muito boas ou as informações que podem ser complexas demais, não importa. Os médicos e especialistas da área da saúde precisam ter o cuidado e preocupação na hora de falar com os pacientes.

A comunicação não é um ponto muito forte quando se trata da área de biológicas. Mas deveria ser assim? Claro que não! Por isso, os futuros médicos devem estar preparados para falar com seus pacientes, e o Jaleko, maior plataforma de streaming com conteúdos voltados aos estudantes de medicina, propõe o aprendizado e a reflexão. E o que os estudantes precisam aprender exatamente? 

Após fazer o exercício da escuta, com a anamnese, e o diagnóstico, é a hora de passar ao paciente tudo o que envolve seu estado de saúde. Mas e agora? Será que aquela pessoa leiga vai entender e, mais do que isso, confiar? O doutor Guilherme Pompeo, médico e professor do Jaleko, fala sobre esse importante passo da medicina.

Comunicação é a arte em que o profissional deve dominar a fim de ser capaz de explicar toda a situação da doença, perspectivas e possibilidades terapêuticas para o seu paciente. O diálogo, o contato pessoal e o saber escutar são essenciais para o atendimento.

São inúmeros os benefícios que o diálogo e uma comunicação eficiente traz ao paciente, médico e, claro, ao tratamento, são eles: melhores diagnósticos, redução dos erros médicos, confiança no tratamento proposto, aumento do vínculo entre médico e paciente, redução de queixas, maior adesão ao tratamento, satisfação e melhor compreensão dos anseios, medos, questionamentos do paciente.

Cabe ao profissional médico estar aberto a falar e a ouvir, transmitir confiança e informações de maneira clara. Quando o paciente não se sente seguro para manter uma conversa, há uma dificuldade imensa na formação do vínculo, o que atrapalha a conduta médica. - Doutor Guilherme Pompeo, médico e professor do Jaleko

Diante de tantos benefícios, os professores do Jaleko ainda indicam que para que isso aconteça, os futuros médicos devem ter escuta ativa, empatia, respeito e se livrar de julgamentos, melhorar a comunicação não verbal (expressões faciais, postura e olhar), evitar linguagens científicas e, sempre que possível, conceder materiais escritos com instruções.

Sobre o doutor: Guilherme Pompeo, professor da plataforma de streaming, Jaleko, se formou em medicina pela UFRJ e se especializou em Cardiologia pelo INC, teve a experiência de ser médico da Brigada Pára-quedista do Exército Brasileiro, atua na Clínica Médica pela UNICAMP e na Emergência do Hospital Pró-Cardíaco.

Sobre o Jaleko: Em 2011, antes de pensar em tempos de isolamento social, os médicos Lucas Cottini e Guilherme Weigert já pensavam a frente de seu tempo. Ainda estudantes, sentiam a necessidade do aprendizado moderno e prático. Diante de tantos problemas encontrados pelos então estudantes em relação à logística, desenvolveram o esboço de uma plataforma que entregasse tudo o que o aluno sentia necessidade em sala de aula. Com o passar do tempo, já como Jaleko, o projeto ganhou força, ampliou a atuação e se fortaleceu no mercado, sempre reafirmado o seu propósito de melhorar a saúde através da educação e tecnologia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 10h58 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

27° Sensação
7 km/h Vento
65% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias